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Lancheira de criança é importante que seja saudável?

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“Um dos grandes desafios dos pais são as lancheiras das crianças e quais alimentos devem compor, sendo ao mesmo tempo prático e saudável.

Sabemos que nos dias de hoje a correria é muito grande, e por isso, o consumo de alimentos industrializados e altamente processados, fazem parte das lancheiras com grande frequência.

Infelizmente, esses produtos são ricos em gorduras saturadas e trans, açúcares, aditivos químicos, sódio e pobres em vitaminas e minerais, fibras e proteínas importantes para o desenvolvimento da criança.

O alto consumo de industrializados tem sido o principal fator para o aumento da obesidade infantil e doenças em decorrência da má alimentação.

As lancheiras são parte fundamental da alimentação da criança, onde o consumo diário de alimentos ricos em açúcares e sódio levará a um futuro diabetes e hipertensão, doenças cada vez mais frequentes entre os pequenos. Além do baixo rendimento escolar e déficit de energia.

Mas é possível sim mandar para seu pequeno um lanche saudável, saboroso e nutritivo, que garanta seu desenvolvimento e sua saúde! Deixo algumas dicas que podem ajudar e tornar a lancheira atrativa, saborosa e nutritiva!

1. Tenha sempre na montagem da lancheira 1 opção de carboidrato; (pães,bolos,biscoitos integrais) +1 opção de proteína (queijo, iogurte, ovos) + 1 opção de fruta ou vegetal + 1 bebida sucos naturais, água de coco ou água;

2. Para conservar melhor os alimentos utilize uma bolsinha térmica de gel que vai junto dentro da lancheira e conservará a temperatura;

3. É importante envolver seu filho no processo de montagem da lancheira, peça sua opinião isso ajuda para despertar o interesse pela alimentação saudável e balanceada;

4. As frutas da estação possuem menos agrotóxicos e costumam ser mais baratas. Frutas e legumes são importantes por serem nutritivos e suas cores deixam o lanche mais atrativo e divertido;

5. Para variar as opções de bebidas, água mineral fresquinha ajuda a criar o hábito de beber bastante água ao longo do dia e, água de coco pode ser boa uma alternativa ao invés dos sucos;

6. O ideal é preparar o suco natural na hora de sair de casa. Na falta de tempo para preparar, uma dica é congelar o líquido em forminhas de gelo e, ao organizar a lancheira, colocar os cubos na garrafa térmica da criança;

7. Escolha alimentos que a criança goste e esteja acostumada a comer, fazendo com que a lancheira seja uma extensão da alimentação de casa;

8. Use cortadores de biscoitos e sanduíches em formatos divertidos para o lanche ficar diferente e atrativo.”

Dra. Karin Roberta Paciulo
Nutricionista Funcional
2 MARIAS Comidinhas Orgânicas

Lancheira de criança é importante que seja saudável?

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